atletismo
Equipe: Bruna, Érica, Ivandson, Mariana Nardielly e Maria Aparecida.
Disciplina: Filosofia da Educação
Concepção do corpo na modernidade
O que é corpo?
Corpo é uma unidade orgânica ou inorgânica que ocupa lugar no espaço. Parte material do ser em oposição a personalidade. Nesta definição o corpo é visto somente como um ente físico delimitado sob a pele. Após a idade média o corpo não era mais algo proibido de se manipular. Com a ascensão de uma ciência positiva separada de valores religiosos e do espaço da moralidade, inicia se então no sentido de que o corpo passa a ser objeto, e como tal passível de estudos científicos.( Maria Aparecida °1 slide)
Segundo (Foucaut,1979:80) o surgimento do corpo enquanto objeto cientifico é expoente das implicações do capitalismo na nova forma de vermos e sermos visto. O capitalismo que tem suas práticas e valores assentadas em um mundo totalmente racional e instrumental, onde a figura da religião já não tem influencia no discurso cientifico, racional e moderna.(Nardielly 2°slide)
Com o surgimento do corpo tem se uma perspectiva de controle através de repressão e punição. Onde à um controle da sexualidade, o qual no século XX, esse controle não é mais exercido de forma repressiva,quando ocorre a liberação da sexualidade, já na proporção do prazer, do belo, etc. Todo movimento da modernidade e principalmente do século XX, foi no sentido da busca pelo corpo perfeito, corpolatria, enfim o desenvolvimento da ciência, principalmente a biologia, genética e a medicina tiveram profundas implicações no redimensionamento da categoria corpo e da categoria estética.(Érica 4° slide) A partir do momento em que a tecnologia nos permite colocar partes em nosso corpo que são feitos de materiais inorgânicos, já começa uma construção de um corpo pós-orgânico.
Onde é lúdico como a sociedade está tratando de representar o nosso corpo como mais um objeto de potencialização e remendos técnicos. A construção ou a