atletismo
1- História:
A história atlética do Brasil começa no Século 19. Na década de 1880, jornais já anunciavam resultados de competições atléticas no Rio de Janeiro.
A primeira competição oficial foi realizada em 1914, no clube Espéria, na cidade de São Paulo. A prova, que tinha competições em doze modalidades, foi vencida por um dinamarquês radicado na cidade: Islovard Rasmussen.
Em 1914, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) filiou-se à IAAF.
Em 1924, o País participou pela primeira vez do torneio olímpico, ao mandar uma equipe aos Jogos de Paris, na França. No ano seguinte, em 1925, foi instituído o Campeonato Brasileiro.
Primeira competição
Em 1921, o Clube Atlético Paulistano inaugurou o primeiro estádio para a prática do atletismo no Brasil.
Primeiro estádio
A estreia olímpica do atletismo brasileiro foi em Paris-1924. A equipe de oito atletas participou de provas de velocidade, saltos e da corrida de 5.000 m com obstáculos.
Primeira participação em Olimpíadas
Em 1931, brasileiros disputam pela primeira vez o Campeonato Sul-Americano. Em 1932, Clovis Rapozo (salto em distância) e Lúcio de Castro (salto com vara) chegaram às finais nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Quatro anos depois, Sylvio de Magalhães Padilha foi o 5º nos 400 m com barreiras nos Jogos de Berlim.
A primeira medalha brasileira no atletismo só veio em Helsinque-1952, com Adhemar Ferreira da Silva, que conquistou o ouro no salto triplo após quebrar o recorde mundial da prova quatro vezes. O Brasil ainda ganhou outra medalha, de bronze, com José Telles da Conceição no salto em altura.
Adhemar repetiu o feito em Melbourne-1956, alcançando mais um recorde olímpico e a consagração internacional. Em Roma-1960, bicampeão olímpico, Adhemar não se classificou para a final do salto triplo, mas deixou o estádio ovacionado pelo público e adversário.
Adhemar foi o primeiro dos grandes triplistas brasileiros, a subir ao pódio olímpico e a estabelecer