Atletismo na grécia antiga
O atletismo é constituído por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos, geralmente praticado em estádios, com exceção de algumas corridas mais longas em vias públicas como a maratona.
O atletismo é a forma organizada mais antiga de esporte. As primeiras reuniões organizadas da história foram os Jogos Olímpicos, até que, no ano 394 o imperador romano Teodosio aboliu os jogos. Durante oito séculos não se celebraram competições organizadas de atletismo, até que foram restaurados na metade do século XIX, e então as provas atléticas converteram-se gradualmente no esporte favorito dos ingleses. O atletismo posteriormente adquiriu um grande seguimento na Europa e América. Em 1896 iniciaram-se em Atenas os Jogos Olímpicos, uma modificação restaurada dos antigos jogos que os gregos celebravam em Olímpia. Mais tarde os jogos celebraram-se em vários países com intervalos de quatro anos, exceto em tempo de guerra.
A corrida é a forma de atletismo mais simples e natural já desenvolvida. As corridas dividem-se em curta distância ou velocidade (tiro rápido) e longa distância ou de fundo (3000 metros ou mais, chegando até as ultra maratonas de 100 quilômetros). Podem ser divididas também de acordo com a existência ou não de obstáculos (barreiras) colocados no percurso. A Maratona é uma corrida de longa distância ou de fundo, realizada parcialmente ou totalmente fora do estádio, ou seja, em estrada. A distância que, segundo a lenda, teria percorrido um soldado grego, Filípides, para anunciar que os helenos haviam vencido uma batalha contra os persas. O trecho teria sido de 42 quilômetros.
As disciplina oficiais de lançamento envolvem o lançamento do peso, o lançamento de martelo, o lançamento de disco e dardo. Estas provas são normalmente praticadas no espaço interior à pista das corridas.
As provas de salto podem ser dividas em provas de salto verticais e de salto horizontais. Dentre as provas de salto verticais, temos o salto em altura e