atletismo
- Arremesso de peso;
- Lançamento de dardo;
- Corrida;
- Salto em Distância;
- Luta Livre.
Em 394 d. C., o imperador romano Teodósio aboliu os Jogos. Desta forma, durante 8 séculos não fora registrados competições de atletismo. Em 1896 em Atenas (Grécia), aconteceram os PRIMEIROS JOGOS OLÍMPICOS DA ERA MODERNA, uma versão modifcada dos antigos jogos que os gregos celebravam em Olímpia. Mais tarde, os jogos passaram a ser celebrados regularmente de 4 em 4 anos, em vários países. Em 1913 foi fundada a FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE ATLETISMO AMADOR (IAAF), que estabelece as regras oficiais e recordes obtidos pelos atletas.
As provas de atletismo são divididas em:
- Corridas;
- Saltos;
- Lançamentos;
- Arremesso.
Origem e História do Atletismo no Mundo Onde tudo começou O Atletismo é a forma mais antiga de um desporto organizado. Na realidade, trata-se de uma mistura de vários desportos, que engloba as corridas, os saltos e os lançamentos. É um esperte que vem dos tempos de outrora em que correr, saltar e lançar eram encarados como uma aprendizagem vital na caça e na guerra. Há indícios de que a origem do atletismo ocorreu por volta de 4 mil anos atrás no Egito Antigo, onde, corrida entre homens eram realizadas.
Logo mais, na Ilha de Creta, na velha Grécia, eram realizados jogos periódicos que incluíam provas de velocidade, salto em distância, salto em altura e arremesso de objetos variados. Nos originários antigos jogos em Olímpia, os corredores usavam elmo e escudo. Nos primeiros jogos de que há registo efetuados na Grécia, em 776 a.C., existiu apenas uma prova, a corrida no estádio.
A forma moderna do