ATLETISMO 2 SLIDES
INTRODUÇÃO
O atleta de alto nível treinam com intensas sobrecargas, que a longo prazo geram alterações cardíacas, como a braquicardia; Identificar doenças preexistentes, pode evitar eventos fatais;
OBJETIVOS
Caracterizar parâmetros cardíacos, eletrocardiográficos e funcionais respostas cardiopulmonares ao exercício em corredores de longa distância brasileiros.
METODOLOGIA:
MATERIAIS:
ECOCARDIOGRAMA BIDIMENSIONAL
ESTEIRA ROLANTE
SISTEMA COMPUTADORIZADO
ELETROCARDIOGRAMA
ESFIGMOMANÔMETRO
Métodos
Um registro de 443 atletas de ambos os sexos, de diferentes modalidades esportivas. Foram avaliados
162 (37%) corredores de longa distancia, do sexo masculino, com idade variando entre 14 e 67 anos.
Desenvolvimento
Eles realizavam de três a sete sessões de treino por semana, com volume que variou de 30 a 160 km por semana e intensidade moderada (entre as frequências cardíacas correspondentes ao limiar anaeróbico e o ponto de compensação respiratória) e alta (frequência cardíaca acima do ponto de compensação respiratória).
A maioria dos atletas era amadora.
Avaliações
Avaliação eletrocardiográfica (eletrocardiograma)
Avaliação morfológica e funcional do coração
(ecocardiograma bidimensional)
Avaliação funcional cardiopulmonar (esteira rolante)
A Frequência cardíaca foi monitorada por meio de eletrocardiograma. Pressão arterial foi aferida por meio de esfigmomanômetro Características cardíacas e metabólicas de corredores de longa distância do ambulatório de cardiologia do esporte e exercício, de um hospital terciário.
Parâmetros cardiovasculares e metabólicos durante a avaliação funcional cardiopulmonar- Os valores de frequência cardíaca e consumo de oxigênio no limiar anaeróbio foram mostrados nas tabelas. Esses valores foram semelhantes tanto em valores absolutos quanto valores