nsjs
XXV JOGOS OLÍMPICOS: BARCELONA – 1992
-169 países
-28 esportes
-9356 atletas (6652 homens, 2704 mulheres)
-257 eventos
-34548 voluntários
-13082 jornalistas (5131 da imprensa escrita, 7951 de rádio e televisão)
-De 25 de julho a 9 de agosto de 1992
Slide 2
DESTAQUES
A grande sensação dos Jogos Olímpicos de Barcelona foi a seleção de basquete norte-americana. Astros como Michael Jordan, Magic Johnson e Larry Bird formaram a equipe que ficou conhecida como Dream Team. O ginasta bielo-russo Vitaly Scherbo, que competiu como integrante da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), conquistou seis medalhas de ouro, incluindo o recorde de quatro em um dia. Derartu Tulu, da Etiópia, venceu os 10.000m e tornou-se a primeira mulher africana negra campeã Olímpica. O Brasil conseguiu seu primeiro ouro em esportes coletivos com a seleção masculina de vôlei e conquistou mais duas medalhas: uma de ouro no judô, outra de prata na natação.
SLIDE 3
BRASIL EM BARCELONA
Atletas: 197 atletas (146 homens e 51 mulheres)
25 modalidades (atletismo, basquete, boxe, canoagem, ciclismo estrada, esgrima, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, hipismo CCE, hipismo saltos, judô, levantamento de peso, luta, natação, nado sincronizado, remo, saltos ornamentais, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, vela e vôlei).
Porta-bandeira na Cerimônia de Abertura: Aurélio Miguel (judô)
Os atletas brasileiros trouxeram três medalhas dos Jogos Olímpicos Barcelona 1992: duas de ouro - no judô e no vôlei masculino - e uma de prata na natação.
O judoca Rogério Sampaio Cardoso conquistou o ouro na categoria peso meio-leve.
No vôlei, após uma campanha memorável, a equipe masculina disputou o primeiro lugar com a Holanda. Foi o primeiro ouro em esportes coletivos. A base do time era composta por Tande, Carlão, Giovane, Marcelo Negrão, Maurício e Paulão. A seleção feminina ficou em quarto lugar.
O nadador Gustavo