Ativo intangível
Bens Intangíveis são aqueles bens que não podem ser tocados ou vistos, porque são incorpóreos (não tem corpo), ou seja, ativo intangível poderia ser definido, em termos práticos, como aquele que possui valor econômico mas carece de substância física. Todas as empresas são formadas desde um conjunto de ativos e passivos, materiais e imateriais.
Ativos materiais:
-Caixa, Terrenos, Prédios, Veículos, Máquinas, Equipamentos, Estoques, entre Outros.
Ativos imateriais:
-Marcas, Patentes, Cultivares, Copyright, Contratos, Licenças, Direitos, entre Outros.
São ativos sem substância material:
-Marcas, patentes, licenças, softwares, cultivares, contratos, domínios de internet, entre outros.
Mas nem tudo que é imaterial pode ser considerado Ativo Intangível: Participação de mercado; tradição; história; reputação; credibilidade; etc. Como têm relação direta com a valorização (ou desvalorização) dos ativos intangíveis, é apropriado descrevê-los como fatores intangíveis ou recursos intangíveis.
Marcas
É o nome pela que a empresa utiliza o seu produto e serviços no qual são conhecidos e reconhecidos pelos seus fornecedores e clientes
Ex: Nike, Coca Cola, Nestlé. Patentes
Patentes são de propriedades incorpóreas e de uso exclusivo, significa prevenir que os competidores copiem ou vendam a sua invenção ou criação. “Marca”
Esses ativos não estão refletidos nas demonstrações financeiras, mas se transformam em benefícios quando está associada a alguma atividade ou ação da companhia. Por exemplo, a capacidade de uma marca alavancar vendas de um novo produto demonstra o uso de um ativo intangível na geração de benefícios.
Capital intelectual
Produzem benefícios intangíveis que agregam valor. Para que exista o Capital Intelectual, ou seja, para que ele seja produzido precisamos de três fatores ocultos:
- Capital humano: composto pelo conhecimento, expertise, poder de inovação e habilidade dos empregados, além dos valores,