atividades
Forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, caracterizada pela sua descarga sobre o solo, sem critérios técnicos e medidas de proteção ambiental ou à saúde pública. É o mesmo que descarga a céu aberto.
ATERRO SANITÁRIO
Técnica adequada de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos à saúde pública e à segurança. Impactos ambientais são minimizados, a partir de princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos na menor área possível. O terreno é revestido de lona, para evitar a contaminação do solo e a infiltração do chorume, líquido gerado no processo de decomposição do lixo. Diariamente, o lixo compactado e coberto por uma camada de terra. Um sistema de drenagem é usado para recolher o chorume.
Fonte: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) http://clipping.interclipnet.com.br/interclipping1/noticias.php?tipo=Link¬icia=1004 Central de Tratamento de Resíduos Macaúbas – CTR Macaúbas, de responsabilidade da empresa Vital Engenharia Ambiental S/A, localizado no município de
Sabará.
De acordo com a Deliberação Normativa COPAM nº 74, de 09 de Setembro de 2004, o empreendimento se enquadra nas atividades principais F-05-12-6 (aterro para resíduos não perigosos - classe II, de origem industrial), E-03-07-7 (tratamento e destinação de resíduos sólidos urbanos) e E-03-02-6 (canais para drenagem), sendo categorizado como classe 6.
A CTR Macaúbas é um empreendimento de natureza privada e caracteriza-se por uma demanda aberta, consolidada com a venda dos serviços de aterramento de resíduos sólidos urbanos, técnica e ambientalmente adequados, para os municípios dentro do raio de sua viabilidade de transporte. A CTR Macaúbas/Aterro Sanitário está projetada para receber os resíduos sólidos de origem doméstica, comercial, de serviços, como também os resíduos oriundos da limpeza pública de logradouros, classificados como Classe IIA e IIB,