Atividades Unidade 2
Cinthia Silva de Amorim
Prof: Denise de Camargo
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
SÃO GABRIEL DO OESTE-MS 2015
ATIVIDADES
Unidade 2 – O indivíduo na Organização
1. Motivação não é um produto acabado; é um processo que se configura a cada momento. Tem um caráter de continuidade, o que significa dizer que sempre teremos à nossa frente algo a motivarmos. Mas o que é motivação? Formule sua definição e, depois, volte e compare com o que você estudou no início desta Unidade.
Antes de tudo, é importante destacarmos que é a motivação a responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de determinadas metas. Em segundo lugar precisamos lembrar ainda que todo comportamento humano seja gerado por algo que o motiva. Como o próprio termo sugere, motivação significa motivo para a ação. Motivação é enxergar o mundo com outros olhos, é conquistar resultados, é superar obstáculos, é ser persistente, é acreditar nos seus sonhos.
2. Abraham Maslow desenvolveu uma teoria para explicar o que motiva as pessoas. Ele relacionou motivação com as necessidades e concluiu que dentro de cada ser humano existe uma hierarquia de cinco necessidades. Quais são elas?
Fisiológicas: fome, sede, sexo e outras necessidades corporais necessárias à manutenção do equilíbrio do organismo. Proteção: sentir-se seguro e protegido, procurar prazer e evitar danos físicos e emocionais.
Sociais: interagir afetivamente com outras pessoas, ser aceito, dar e receber atenção.
Estima: duas versões: externa (o desejo de ter o respeito dos outros, a necessidade de status, reconhecimento, atenção, apreciação) e interna (autorrespeito, incluindo sentimentos como confiança, competência, capacidade de realização, independência e liberdade).
Autorrealização: necessidade de desenvolver