unidade III atividade 2
Em primeiro lugar as condições das escolas públicas brasileiras não conseguem proporcionar um ambiente educacional estimulador para crianças com necessidades especiais, o elemento principal é que o aluno possa se inserir e estabelecer inter-relações sociais que fortaleçam e enriqueçam sua identidade sociocultural e principalmente a escola deve propiciar ao aluno uma formação escolar diversificada e completa, de modo a capacitá-lo a realizar uma inserção social adequada nos outros ambientes pelos quais circula.
A inteligência é plástica e modificável, pode ser pensada, pode ser desenvolvida em um ambiente de aprendizagem mediada
Qualquer indivíduo é susceptível de melhorar a sua capacidade intelectual, aprender e aprender a aprender se envolve em experiências de aprendizagem mediada (EAM).
A aprendizagem mediada é a interação entre alguém que ensina (o mediador) e alguém que aprende (o mediado). Essa interação deve ser caracterizada por uma interposição intencional e planejada do mediador que age entre as fontes externas de estímulo e o aprendiz. A ação do mediador deve selecionar, dar forma, focalizar, intensificar os estímulos e retroalimentar o aprendiz em relação às suas experiências a fim de produzir uma aprendizagem apropriada, intensificando as mudanças no sujeito.
Para ser um professor mediador é necessário gerar processos que estimulem a compreensão e o pensamento crítico dos alunos, para isso preciso aumentar o nível de comunicação com os mesmos, adequar os conteúdos das matérias às características dos alunos, o que implica tanto um conhecimento disciplinar como pedagógico, planificação da aula, clima afetivo durante a aula, utilização de meios pedagógicos.
Apresentar a cada aluno a sua identidade ou certidão de nascimento e questionar:
- O que temos aqui?
- O que podemos ver em uma identidade? E em uma certidão de nascimento?
- Por que as pessoas precisam de uma certidão de nascimento e