Atividades Recreativas (planejamento)
Objetivo: Trabalha-se a cooperação, a vivencia corporal, desenvolve sociabilidade e o cognitivo, além de coordenação motora, abre um importante canal de comunicação incentivando a dividir bons momentos com os colegas, assim unificando a turma.
Espaço: A atividade deve ser realizada em um espaço grande, de preferência uma quadra.
Público: Crianças do 4º ano do ensino fundamental (em média: nove anos de idade).
Formação inicial: A atividade começa com todos os alunos em quatro apoios no chão em decúbito dorsal (posição do caranguejo) espalhados pela quadra.
De acordo com o número de alunos para participar da atividade, determina-se a quantia pegadores (tendo muitos alunos poderá haver três ou quatro), e o resto da turma será perseguida, deverá fugir e evitar ser pega.
Em um primeiro momento, aqueles que forem pegos, se tornarão “estátuas”, ainda em quatro apoios, porém em decúbito ventral (posição de urso).
Assim, além de fugir, o restante de alunos deverá “salvar” os colegas que se tornaram “estátuas”.
Já em um segundo momento, muda-se a regra e aqueles que forem pegos, se tornarão pegadores também. A brincadeira acaba quando não houver mais alunos a serem pegos.
Atividade 2: Passa a bola
Objetivo: Trabalha a agilidade, a atenção e coordenação motora.
Espaço: A atividade deve ser realizada em um espaço grande, de preferência uma quadra.
Público: Crianças do 4º ano do ensino fundamental (em média: nove anos de idade).
Formação inicial: Turma dividida em fileiras, três ou quatro, dependendo da quantidade de alunos.
O primeiro de cada fila terá a posse da bola, e ao sinal do professor, deverá passar para o colega de trás, e assim sucessivamente, quando chegar ao ultimo, este correrá para o inicio da file e realizará toda a atividade novamente, até que todos sejam o primeiro da fila. Vence a fila que terminar primeiro.
Primeiro a bola deverá ser passada por de baixo das pernas. Na rodada seguinte, por cima da