Atividades Práticas Supervisionadas
SUMÁRIO
Desafio
O presente desafio aborda temática fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo do profissional de Educação, potencializando sua formação por meio do estudo e vivência prática das possibilidades de inclusão de pessoas portadoras de necessidades educativas especiais. Para tanto, o estudante deverá conhecer melhor o histórico e a definição de inclusão escolar, bem como as principais políticas públicas na área de Educação Especial.
Etapa 1
Os valores que são pilares de uma sociedade democrática e se baseiam nos princípios de igualdade e equidade sociais, através da inclusão, se alicerçam e ganham dimensão e direcionamentos reais, reconhecendo e aceitando a diversidade, e garantindo a igualdade de oportunidades a todas as pessoas. Esses valores requerem, entretanto, um novo olhar em relação aos diferentes, reconhecendo a diferença entre as pessoas e a necessidade de atendimento às individualidades e peculiaridades de cada cidadão, propiciando-lhes as condições que se fazem necessárias para que lhes sejam garantidas uma igualdade real, e que esta se transforme em inclusão social.
Inclusão significa o processo de permitir que a pessoa com necessidades educacionais especiais tenha as suas necessidades atendidas por meio de recursos físicos, materiais e humanos para que possa, em igualdade de condições, adquirir conhecimentos, habilidades e atitudes importantes para sua inserção no mundo social e do trabalho. Para o autor, na verdade, não é o aluno que precisa ser especial, mas a sua escola, a sua sala.
Neste sentido, se a escola se organizar e disponibilizar recursos e suportes para que as pessoas com necessidades educacionais especiais se sintam em condições de aprender, resgata o respeito e o direito de todo cidadão, contribuindo para promoção e atendimento no desenvolvimento de suas