ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
1. INTRODUÇÃO 3
2. CONCEITO 4
3. CASE: Orçamento Público do Município de Saltinho 6
Tabela 1 – Levantamento de dados do Município 6
Figura 1 – Balanço Orçamentário Consolidado do Exercício 2012 7
4. CONCLUSÃO 8
5. REFERÊNCIAS 9
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo apresentar um Case relacionado à Disciplina de a Contabilidade e Orçamento Público.
O Case escolhido trata-se sobre o levantamento de dados históricos e atuais informações sobre o município de Saltinho afim de compreensão de como funciona e os regimes do cotidiano e os objetivos dispostos para a sociedade, ou seja, a gestão da área pública. Este entendimento do município nos auxilia na aplicabilidade de peculiaridades da Contabilidade Pública, na execução dos orçamentos, atos e fatos do Estado dispostos em Lei das Finanças Públicas.
O mais relevante a ser compreendido na contabilidade pública, é o balanço de resultados, que trata da despesa e da receita (arrecadação e aplicabilidade de recursos) aprovado para o exercício vigente, escritura e execução orçamentária. Efetua comparação do que foi previsto pelo que foi realizado tanto nas despesas quanto nas receitas, além de controlar operações (crédito, dívida ativa e outros).
Além de registrar os fatos contábeis, a contabilidade pública registra os atos praticados pelo administrador, que poderão alterar a qualidade do patrimônio e também seus valores. Objetiva o fornecimento de informações exatas e atuais aos gestores, para auxiliar na tomada de decisões para cumprimento da legislação.
O Sistema Contábil evidencia atos e fatos relacionados ao planejamento e execução orçamentária, como Orçamento, programação e execução orçamentária, alterações orçamentárias e Resultado Orçamentário.
2. CONCEITO
Assim como as entidades privadas, as de âmbito público também possuem administração de suas receitas e despesas. Porém, os gestores públicos tentam encontrar a melhor