Atividades principais e acessórias de comercialização de mercadoria
ATIVIDADES PRINCIPAIS E ACESSÓRIAS DE COMERCIALIZAÇÃO DE MERCADORIA
Disciplina: Contabilidade Comercial
São Paulo/2011
O comércio de mercadorias entre o Brasil e a Índia apresentou, em 2002, duas características principais, que serão examinadas em seguida: 1) a concentração das pautas de exportação e importação; e 2) a reforma estrutural e a crise fiscal por que passaram o Estado brasileiro.
Esse item examina a concentração da pauta das exportações brasileiras segundo as mercadorias e as empresas exportadoras, e apresenta informações sobre alguns dos principais produtos exportados para a Índia
A concentração de produtos na pauta de exportação determina a concentração das empresas. Assim, dentre as maiores exportadoras, destacaram-se aquelas que venderam petróleo e óleo de soja para o mercado indiano.
Com efeito, empresas que operam nos setores mencionados aparecem entre as três maiores que exportaram para a Índia, representando 59,45% das exportações brasileiras para aquele país. Por força do sigilo fiscal, apresentamos abaixo apenas os nomes de doze principais empresas exportadoras, em ordem alfabética, que não coincide evidentemente com a classificação da Tabela 8, para não identificar o valor da operação de cada uma delas:
Um dos fatores responsáveis pelo dinamismo do comércio Brasil-Índia foi a reforma estrutural do Estado brasileiro: a desregulamentação e a privatização da indústria de petróleo, por força da Lei nº 9.478, de 06 de agosto de 1997, a chamada Lei do Petróleo, que terminou com o monopólio da Petrobrás e criou a Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Em conseqüência da quebra do monopólio, a Petrobrás teve de aumentar os seus investimentos para competir com as empresas transnacionais e evitar a perda de fatia do mercado brasileiro, razão da necessidade de gerar recursos para o financiamento do investimento.
A Reliance Petroleum Ltda pertence ao Grupo Reliance, fundado por Dhirubhai H. Ambani. É o maior grupo