atividades para uma brinquedoteca
BRINQUEDOTECA ESCOLAR
Atividade: Quem sou eu?? dificuldades diagnosticadas: Timidez em execesso. Dificuldades em se concentrar, em lembrar-se de algo, ou em tomar decisões. Perda do interesse ou do prazer nas atividades habituais. Não tem amigos (ou tem poucos), Não participa das atividades, Não interage com os colegas.
Intervenção:
Propor uma brincadeira Quem sou eu ?? em roda a haverá um brinquedo (urso) no qual cada criança falará se si mesmo, como se estivesse falando do urso. Ex: a criança segura o urso e diz Esse é o JOÃOZINHO ele gosta de jogar bola, comer pizza, assistir tv, não gosta de tomar banho.
Brinquedoteca Hospitalar uma vez que as as crianças deixam suas casa, familias, amigos, sua vida social para se tratarem e passam dias, messes e em casos extremos até mais de um ano é preciso que essas criança tenham contato com a imaginação o faz de conta que acontece, onde ela possa criar e recriar histórias.
Dificuldades diagnosticadas: dificuldade no desenvolvimento cognitivo, e psiquico, depressão, anciedade.
INTERVENÇÃO: Rodas de história, teatros com fantoches,onde elas poderão manusear os fantoches, criar e recriar as histórias. Rodas de músicas, interagindo com os demais, movimentando o corpo e oficinas de arte. Com essas intervenções as crianças a ficam mais dispostas à enfrentar o tratamento.
BRINQUEDOTECA DE BAIRRO: telefone sem fio:
Dificuldades diagnosticadas: falta de atenção, concentração, dificuldades na fala
INTERVENÇÕES: As crianças interagem entre elas, estimulando assim a fala e socialização uma com as outras, a atenção e a memória para não esquecerem a palavra, a trabalham a criatividade para escolher uma palavra legal. Alguns vão querer escolher palavras difíceis para os colegas não lembrarem propositalmente, outras podem querer escolher palavras engraçadas e sem sentido,vai da imaginação de cada criança, e assim por diante.
BRINQUEDOTECA ESCOLAR:
Jogo da velha:
Dificuldades