atividades ludicas
Objetivos didáticos:
Compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras;
Perceber que palavras diferentes possuem partes sonoras iguais; identificar a sílaba como unidade fonológica;
Identificar a sílaba como unidade das palavras orais;
Comparar palavras quanto às semelhanças sonoras
Desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons iniciais das palavras (aliteração);
Comparar palavras quanto às semelhanças sonoras.
Público-alvo:
Alunos em processo de alfabetização, que precisam perceber que a palavra é constituída de significado e sequência sonora e que precisam refletir sobre as propriedades sonoras das palavras, desenvolvendo a consciência fonológica.
Encaminhamento:
O professor deve ler, em voz alta, as regras do jogo e discutir com os alunos sobre como ele funciona, à medida que lê. Durante o jogo, caso existam dúvidas quanto às regras, o professor pode ler novamente o texto, mostrando aos alunos que é necessário compreendermos e aceitarmos as regras. Esse procedimento contribui para uma melhor interação entre as crianças e para que elas se familiarizem com este gênero textual:
Instruções do jogo Pode-se, antes do início do jogo, a fim de facilitar a compreensão das crianças, propor que o jogador, ao encontrar uma ficha que, em seu julgamento, combine com a figura da cartela, destaque oralmente a sílaba inicial semelhante nas palavras. Os demais jogadores devem checar se a sílaba pronunciada é, de fato, comum às duas palavras. Algumas rodadas “de treino coletivo” com esse procedimento podem ajudar a esclarecer como o jogo funciona.
Conclusão:
Esse jogo leva o aluno a observar que a palavra é composta por segmentos sonoros e que esses podem se repetir em palavras diferentes. Essa é uma descoberta essencial no percurso de apropriação do sistema alfabético pelo aprendiz: o que notamos (representamos) no papel são os segmentos sonoros das palavras, ou seja, para escrever precisamos centrar a atenção