Atividades do curso de serviço social
Palavras-chaves: desigualdade; política pública e território.
O base da pesquisa é extraída do Artigo de Andrade, F, Fabrício . Considerações sobre a perspectiva territorial na política pública de Assistência Social no Brasil.In.Revista Urutágua.Nº18 – Maringá-PR, 2009.
O Autor buscou refletir sobre as contribuições do debate referente ao processo de territorialização das políticas públicas desde o início do século XXI e estabelecer o fundamento da territorialização no âmbito do SUAS (Sistema Único da Assistência Social). Em seu artigo, Fabrício realizou debate bibliográfico com Milton Santos, Aldaíza Sposati, Dirce Koga, Ribeiro e Barbosa e entre outros autores. Destacaremos a parte referente à temática do trabalho: Territorialização e Políticas Públicas.
Após sua introdução, o autor desenvolve seu debate sobre Territorialização e Políticas Públicas, vejamos abaixo:
“No Brasil, a intervenção na questão social via políticas públicas se depara com a necessidade ou desafio de democratizar as relações com o poder público e otimizar o acesso a direitos sociais, bem como dirimir as desigualdades socio-territoriais sem excluir as singularidades e diversidades locais”.
Nesta citação, o autor aponta o principal desafio frente às políticas públicas, que é concretizar ou efetivar os direitos sociais de maneira democrática entre cidadão e poder público, e na mediação da relação encontra-se o SUAS, os profissionais (assistente sociais, gestores de políticas públicas etc.) Também de organizar o acesso a esses direitos para assim diminuir as desigualdades sócio-territoriais sem esquecer e analisar as particularidades e diversidades culturais da realidade de cada território.
Conforme Fabrício, o território é parte que juntamente com outros sujeitos (atores) atua em realidades coletivas, que pode potencializar processos de fortalecimento da cidadania, mas que pode também manifestar condições de