Atividades de turismo
Empreendedorismo e formalização de atividades de turismo em ambientes naturais
Entrepreneurship and formalization of tourism activities in natural environments
Ana Pimentel
Ayrton Violento
Camila G. de Oliveira Rodrigues
Danielle P. Julião
Ester Juer
Juliana Bastos Lohmann
Resumo:
No presente estudo, objetiva-se analisar algumas questões que permeiam as iniciativas empreendedoras no âmbito do turismo em ambientes naturais. Para tanto, parte-se do pressuposto de que o empreendedorismo é um processo que se constrói durante o percurso do negócio, isto é, desde sua concepção, estruturação, implementação e gestão do crescimento, que expõe macro e microelementos na sua dinâmica. Dessa maneira, apresentam-se as macrodimensões que sustentam o pilar do desenvolvimento dos negócios do turismo em ambientes naturais e ilustra-se o processo com um exemplo de empreendimento de turismo de aventura, denominado Lagoa Aventuras, situado no Parque Natural Municipal da Catacumba, na cidade do Rio de Janeiro, que serve para revelar uma microperspectiva do processo empreendedor.
Assim, procura-se demonstrar a articulação dessas dimensões para compreender melhor a dinâmica do processo de empreendedorismo.
Palavras-chave: Empreendedorismo; Ambientes Naturais; Turismo; Unidades de Conservação.
Recebido em dezembro de 2011 e aceito em janeiro de 2013.
Empreendedorismo e formalização de atividades de turismo em ambientes naturais
Abstract:
This article aims to describe some aspects that entrepreneur initiatives in the tourism trade area encounter and deal with, in natural environment areas. For that purpose, the essay presents a short debate about the entrepreneurial definitions, besides addressing some legal issues that support the development of businesses as a consequence of the increase of tourism activities in natural environments. In order to illustrate the background theme of the paper, the case study of an adventure