Atividades avaliativas - técnincas de negociação
Questão 7 – Tema 2
Resposta: Barreira ou ruído é qualquer evento que ocorra durante o processo de comunicação que prejudique a compreensão da mensagem.
Os tipos de barreira são pessoais, físicas e semânticas.
Pessoal: Relacionada à questão pessoal de cada um dos negociadores.
Físicas: Questões de estrutura física, meios de comunicação inadequados, mesas muito grandes para poucas pessoas negociarem, ambiente inapropriado, etc.
Semânticas: É a dificuldade na linguagem da comunicação, gírias, dialetos, e o próprio idioma usado na negociação.
Entre grandes empresas, essas barreiras precisam ser minimizadas com a infra estrutura das organizações e a preparação acadêmica e de idiomas dos colaboradores, pois, com o mundo e negociações cada vez mais globalizadas, é necessário que todos estejam preparados para evitar as barreiras.
Questão 7 – Tema 3
Resposta: A variável tempo no processo de negociação pode ter influências negativas e positivas. É necessário medir e planejar o tempo de forma correta, pois, se este planejamento ocorrer de forma incorreta, a negociação pode ser afetada. No início da negociação o tempo de preparo do projeto deve ser medido para iniciá-la. Porém, é muito interessante não revelar limite de tempo para a outra parte, mais, deve-se sempre ficar atento ao limite da outra parte, pois, sempre existe um prazo limite. Uma ação precipitada, por outro lado, pode ser dada como blefe e ser mal entendida pela outra parte. Esta ação só pode ser realizada se uma vantagem na negociação já estiver garantida.
Questão 7 – Tema 4
Resposta: No meu entendimento, segundo as informações de Casse (1995) a maior diferença entre os negociadores convencionais e não convencionais é o Planejamento e o Conhecimento das habilidades.
O negociador convencional planeja e argumenta basendo-se em fatos, em questões abertas e visando a necessidade de ambos.
O negociador não convencional procura