Atividades autodesenvolvimento
Desenvolvimento econômico
Aula-tema 03
Nome: Higor Sena de Azevedo
RA: 2135000397
Curso: Ciências Contábeis – 4° Semestre
Limeira
2012
A china possui uma das economias que mais crescem no mundo, entrando a partir da década de 90, na economia de mercado. O Produto Interno Bruto (PIB) da China acelerou inesperadamente a despeito de uma série de medidas de aperto tomadas por Pequim, e a inflação declinou em dezembro graças à moderação nos preços dos alimentos. O PIB chinês cresceu 9,8% no quarto trimestre em relação ao mesmo período de 2009, acima da taxa de 9,6% apurada no terceiro trimestre e alcançou ao fim de 2010 a marca de 9,5% do total mundial, sendo US$ 6.500 com o que duplicou a participação que registrara cinco anos antes. A China é o país onde o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais cresceu desde 1980, a melhoria se deu por conta do intenso crescimento econômico do país, que teve efeitos principalmente no aumento da renda per capita.
A China colocou no nível de classe média cerca de 850 milhões de pessoas, no curto espaço de 30 anos mais a condição de trabalho dos chineses algumas vezes não atende às condições mínimas de trabalho (carga horária, salário, condições de trabalho etc.), em vários casos esses fatores ferem e violam os direitos humanos.
A China é um país em desenvolvimento que sofre assim como o Brasil, com o deslocamento de suas exportações para os mercados desenvolvidos. De fato, até países reconhecidamente competitivos no plano industrial, tais como Estados Unidos, Japão e Canadá, vêm assistindo a queda contínua de suas exportações nos principais mercados mundiais. As exportações da China vivem uma fase de acentuada intensificação tecnológica, que tem se refletido na deterioração do perfil de comércio de outros países.
A China publica os procedimentos de abertura de empresas na internet, centraliza os procedimentos para obtenção de alvarás de construção (sendo considerada