Atividades aquáticas para deficientes visuais
Jadna Martinhago Fernandes2; Luisa Forgiarini2; Maurício Apolinário Elias2; Sandra Carlos dos Santos[2].
RESUMO
O conceito de deficiência visual refere-se a uma situação irreversível da diminuição da resposta visual, em virtude de causas congênitas ou hereditárias. Essa deficiência pode ser leve, moderada, severa, profunda ou ausência total da visão. A prática de atividades físicas para pessoas com deficiência, tem como principal objetivo o desenvolvimento de suas potências individuais e coletivas dessa parte da população, neste contexto ressaltamos as atividades aquáticas,que a cada dia que passa aumentam mais seus praticantes .
Palavras-chave: deficiência. benefícios. natação.
INTRODUÇÃO
O ato de nadar é uma atividade muito antiga, que ao decorrer dos séculos, sofreu várias influências na humanidade. Atualmente, é um esporte bastante praticado em vários países do mundo e cada vez mais aumentando seus praticantes, principalmente nas áreas de paraolimpíadas, devolvendo assim ao praticante uma certa função na sociedade, reabilitando-o perante a si mesmo e a sociedade. O trabalho a seguir tem a intenção de mostrar um pouco deste mundo dos deficientes visuais,como adquiriram sua deficiência, e com as atividades aquáticas,como podem melhorar seu convívio social e até mesmo suas potências individuais nas competições de alto rendimento.
OBJETIVO GERAL: Examinar a prática de atividades aquáticas, por parte de pessoas com alguma deficiência visual, em seu processo de habilitação, reabilitação e interação social.
OBJETIVO ESPECÍFICO: Identificar o termo deficiência visual, suas principais causas, sinais de alerta, além das formas de tratamentos.
MÉTODO: Para a presente pesquisa, foi se utilizado do método bibliográfico, ou seja, uma atividade de localização e consulta de fontes diversas de informações escritas, para coletar dados gerais ou específicos a respeito de