Atividade01
1)Com relação ao processo de usinagem em molde de areia, indique no mínimo 4 defeitos característicos deste tipo de processo considerando:
a) Origem do defeito;
b) Imagem do defeito;
c) Características e impacto na aplicação final;
d) Forma(s) e medidas de prevenção.
Defeito 1: Movimentação de caixas e machos
Origem do defeito: causas de origens externas
Imagens do defeito:
Características e impacto na aplicação final: esse tipo de defeito causa deformação nos objetos fundidos e, muitas vezes, é percebido apenas no final do processo, o que provoca o sucateamento da peça ou molde.
Forma(s) e medidas de prevenção: para prevenir esse tipo de defeito é necessário cuidado na movimentação dos moldes, na fabricação dos machos e escolha adequado do local de repouso dos moldes durante processo de fundição evitando superfícies com alta vibração.
Defeito 2: Mau acabamento
Origem do defeito: esse defeito decorre da reação metal-areia ou da inadequação da granulometria da areia base.
Imagens do defeito:
Características e impacto na aplicação final: pode gerar um mau acabamento em toda a peça ou ser um defeito localizado. Por exemplo, o alumínio vazado em molde feito com areia grossa resultará numa peça com rugosidade elevada. Uma areia fracamente socada facilita a lavagem da mesma pelo metal, como pode-se ver na figura. Com resistência excessiva a areia pode trincar devido à dilatação térmica favorecendo a erosão.
Forma(s) e medidas de prevenção: com objetivo de prevenir esse defeito deve-se escolher adequadamente o tipo de areia a se utilizar no molde.
Defeito 3: Inclusão da areia do molde nas paredes internas ou externas da peça
Origem do defeito: esse defeito decorre da reação metal-areia.
Imagens do defeito:
Características e impacto na aplicação final: pode deixar a superfície áspera e gerar um mau acabamento em toda a peça ou ser um defeito localizado.
Forma(s) e medidas de prevenção: deve-se realizar adequada escolha do tipo