Atividade
QUESTÃO PROPOSTA:
Uma cooperativa que se dedica á industrialização de leite recebeu uma proposta de filiação de uma pessoa jurídica, que atua no ramo de produção de bebidas lácteas. Caso a operação seja fechada, o novo sócio prestará expressiva contribuição de capital e de soluções tecnológicas, que permitirão aumentar a participação da cooperativa no mercado regional de laticínio. Os sócios, pessoas físicas, são agro pecuaristas e fornecem matérias-primas para a cooperativa.
Analise o pleito acima à luz a legislação cooperativista e examine também outras alternativas de cooperação com vistas a orientar a decisão que deve ser tomada pela direção da cooperativa.
R= A regra estabelecida no inciso I do Art. 6º da Lei 5.764/71 é de que as cooperativas sejam formadas por pessoas físicas, excepcionalmente as pessoas jurídicas sem fins lucrativos que podem integrar o quadro social da cooperativa, o que não é o caso da pessoa jurídica citada no texto para análise . As pessoas jurídicas para fazerem parte de uma cooperativa não podem ser vistas como concorrentes no ramo da atividade da cooperativa da qual deseja ingressar, ,que é o caso da pessoa jurídica em questão.
O interesse da pessoa jurídica que atua no ramo de produção de bebidas lácteas pode ser explorada no ramo comercial da cooperativa..Mesmo não podendo haver uma sociedade entre elas, pode ser feita uma parceria que beneficie ambas empresas. A cooperativa poderia vender o leite fornecido pelos cooperados in natura para a pessoa jurídica, o que evitaria gastos com o processo de industrialização do leite para a cooperativa. A pessoa jurídica por já atuar no beneficiamento do leite e possuir capital e tecnologia industrial teria a vantagem de ter um fornecedor com qualidade com custos mais baixos, o que aumentaria sua capacidade produtiva e financeira. Seriam um beneficio para ambas.
Bibliografia: www.aiec.br,TE EM GESTÃO