Atividade
A Gerência de Configuração serve para controlar as mudanças em um projeto de desenvolvimento de software, por meio de métodos e ferramentas, com o intuito de maximizar a produtividade e minimizar os erros cometidos durante a evolução. Suas principais atribuições são o Controle de Versão, o Controle de Mudanças e Gerenciamento de Builds.
Neste contexto, o termo Configuração significa o estado em que um sistema se encontra em um determinado momento.
2. Explique o que significa uma (a) Tag, (b) Release, (c) Baseline e (d) Branch.
(a) Tag: é a forma de identificar, rotular um conjunto de arquivos;
(b) Release: é a entrega formal de uma versão de código estável e testado pela equipe de qualidade;
(c) Baseline: representam conjuntos de itens de configuração formalmente aprovados e estáveis que servem de base para as etapas seguintes de desenvolvimento;
(d) Branch: é uma codeline alternativa para trabalho paralelo em um mesmo item de configuração.
3. Descreva como e para qual objetivo você usaria uma Baseline. E a Release?
Usamos a Baseline como um marco de referência no desenvolvimento de um software, que é caracterizado pela entrega de um ou mais itens de configuração e pela aprovação desses itens, obtida por meio de uma revisão técnica formal. Já a Release seria a versão entregue ao usuário final após liberação da equipe de qualidade.
4. Quais os benefícios e potenciais problemas do uso de branches?
A vantagem de se utilizar um branch está na possibilidade de um desenvolvedor trabalhar em paralelo à linha de código principal e assim evoluir o projeto. Entretanto, quanto mais ramificações esse branch tiver, mais complexo será o merge à linha de código principal.