Atividade
01) Etienne de La Boétie insurge-se apenas contra a monarquia absoluta e hereditária, todavia admite que a obediência e a sujeição são aceitáveis quando os governantes são escolhidos pelo povo.
02) Etienne de La Boétie é o precursor das teorias contratualistas que irão fundamentar a filosofia política de Jean-Jacques Rousseau e Thomas Hobbes.
03) Para Etienne de La Boétie, a tirania existe não por serem os homens obrigados a obedecer ao tirano e aos seus representantes, mas porque desejam, voluntariamente, servi-los por esperar deles obter vantagens em bens materiais ou honoríficos, assim como a garantia para o seu patrimônio.
04) O povo, segundo Etienne de La Boétie, é responsável pela própria servidão, pois pode escolher entre ser livre ou servo. Aceita o jugo por conveniência e por ter medo da liberdade.
05) A teoria política do liberalismo, ao defender a não intervenção do Estado na economia e o livre mercado, toma, como modelo, a obra de Etienne de La Boétie.
No Discurso da Servidão Voluntária, Etienne de La Boétie (1530-1563) opõe-se à teoria do direito divino segundo a qual alguns homens, por terem sido eleitos por Deus e ungidos reis, têm mais dignidade que os outros homens, razão pela qual podem exigir obediência e submissão dos demais que deverão servi-los. Disserte sobre cada uma das questões, construindo uma argumentação sobre a validade ou nulidade das alternativas
01) Etienne de La Boétie insurge-se apenas contra a monarquia absoluta e hereditária, todavia admite que a obediência e a sujeição são aceitáveis quando os