atividade
ATIVIDADE SOBRE O TEXTO “LÍNGUA E ENSINO: POLÍTICAS DE FECHAMENTO”
1- De acordo com o texto, quais as contribuições da lingüística para o ensino de línguas?
R.: De acordo com o texto, a linguística contribui para a formação e estruturação do conhecimento, através do entendimento de língua e gramática.
2- Estabeleça as diferenças entre os três tipos de gramática (normativa, descritiva e internalizada).
R.: Gramática Normativa é a gramática composta por regras que regulamentam a “norma culta”, sendo que todo uso da linguagem que esteja fora dos padrões lingüísticos estabelecidos como ideais é considerado errado. Ou seja, é o conjunto de regras que devem ser seguidas, é o falar e escrever corretamente.
Enquanto que, a Gramática Descritiva é um sistema de noções mediante as quais se descrevem os fatos de uma língua, permitindo associar a cada expressão uma descrição estrutural e estabelecer suas regras de uso, de modo a separar o que é gramatical do que não é gramatical. Em outras palavras, é a que orienta o trabalho dos lingüistas, cuja preocupação é descrever e/ou explicar as línguas tais como elas são faladas; busca pelas regularidades da língua.
Já a Gramática Internalizada, corresponde ao saber lingüístico que o falante de uma língua desenvolve dentro de certos limites impostos pela sua própria vivência; tem como pressuposto um conceito de língua que se produz nas relações sociais vividas pelo falante, produzida também pelo falante que opera sobre a linguagem construindo hipóteses a respeito de seu funcionamento. É o conjunto de regras que o falante domina, aquela que não há erro, mas, inadequação, é a língua em situação de uso pelo falante.
4- Em qual(is) aspecto(s) o conceito de língua de Bakhtin e Sausurre se divergem?
R.: O conceito de língua de Bakhtin diverge com o de Saussure, pois Bakhtin é ideológico em todas as suas manifestações, para ele, não existe palavra sem valor ideológico, considerando o signo com