concreto armado e estruturas metalicas
• Quais as vantagens e desvantagens da utilização da madeira como elemento estrutural?
Resposta: Por ser um material versátil e de fácil acesso utiliza-se muito no ramo da construção civil, pois a mesma pode ajudar a diminuir o custo da obra. Vantagens: isolamento acústico, isolamento térmico fácil acesso, custo, requer muitas vezes menos mão de obra, a madeira não oxida, resistentes á compressão e tração dentre outro.
Desvantagens: Pode ser facilmente atingida pela umidade, sucessível ao fogo, quando não utilizada corretamente pode causar danos no elemento construído.
• Em um sistema construtivo que utilize a madeira como elemento estrutural, seja em pilares, vigas, pórticos leves ou de coberturas, quais são os cuidados que devemos ter para evitarmos problemas relacionados à questão de durabilidade?
Resposta: Deve-se tomar cuidado no momento da escolha da espécie da madeira principalmente em países tropicais que é o nosso caso, pois é isso que determina sua resistência e durabilidade, para se evitar alguns problemas indesejáveis devemos tomar cuidados já no projeto, cuidados como: Evitar pontos de condensação de água, aplicar impermeabilizantes nos encaixe e apoios, utilizar madeira sempre 20 cm ou mias do solo, os telhados devem ter beirais maior que 1 metro, deixar espaços livres entre o assoalho e o solo para ventilação, procurar utilizar materiais que combatem e previne umidade, fungos, cupins dentre outro insetos xilófagos.
• Na construção em madeira usando pórticos leves, dois métodos são usualmente adotados nos Estados Unidos, Canadá e alguns países da Europa, quais sejam “Balloon frame” e “Platadform” (balão e plataforma). Faça um breve resumo, mostrando as características técnicas desses métodos. Qual a sua opinião em relação ao desenvolvimento e emprego desses tipos de sistemas construtivos no Brasil?
Resposta: Esses métodos veem sendo utilizados em países como EUA,