Atividade
*Em uma turma de iniciantes em LE, você consegue perceber que alguns alunos são melhores aprendizes que outros. O seu coordenador diz que isso acontece porque a aptidão para aprender LEs varia de aprendiz para aprendiz. Como você reagiria à posição do seu coordenador, com base na leitura do texto?
O processo de aprendizagem tem um papel importante â medida que pode ser usado pelo aprendiz como uma ferramenta que o possibilita a ter conhecimento em outra área e saber como utilizá-las corretamente. Então quando um aluno tem conhecimento sobre sua língua materna, ele terá mais facilidade de desempenhar a segunda língua. O aprendizado de LEs vai depender do convívio do aluno com a língua, pois se o aluno não tiver conhecimento sobre ela não obterá êxito, enquanto outro tem aptidão com a língua, pois já crescerão convivendo com ela. A aquisição da segunda língua vai variar de acordo com a cultura do aluno, da comunidade em que vive e para se aprende uma segunda língua é necessário ter interesse, motivação e atitude. Ela também vai ser adquirida através de um processo colaborativo, e seu desenvolvimento é notado quando o aluno começa a ter seus próprios métodos de aprender.
É notável que muitos aprendizes de L2 não aprendem da mesma maneira que adquiriu sua Língua Materna, mas sabe-se que o processo de aquisição de L2, se o modo como o professor utiliza sua metodologia, pode ser de grande beneficio para o aluno, pois auxilia de maneira natural o desenvolvimento da L2. Quando se fala em aquisição da L2, deve-se ter em mente que todo aprendiz, não importa sua idade, já aprendeu ao menos uma outra língua. Tal conhecimento prévio pode ser vantajoso no sentido de que o aprendiz sabe de que forma uma língua funciona. Por outro lado, tal conhecimento pode levar a deduções equivocadas de como a L2 é usada em determinadas funções, as quais podem gerar erros que um aprendiz da língua materna