atividade
O tratamento para diabetes deve ser feito com a toma de insulina, uma dieta adequada orientada por um nutricionista, além de atividade física, 3 vezes por semana ou mais.Para o controle da diabetes é importante verificar a glicemia diariamente utilizando as tiras reagente e o glicosímetro, e seguir todas as orientações do médico por toda vida, pois a diabetes é uma doença crônica que geralmente não tem cura.
Tratamento para diabetes tipo 1
O tratamento da diabetes tipo 1 deve ser feito com a toma de insulina diariamente, de 2 a 3 vezes por dia, ou através do uso de uma bomba de insulina que vai liberando o medicamento na corrente sanguínea aos poucos durante o dia. O objetivo do tratamento é controlar os níveis de açúcar no sangue evitando os picos de hipoglicemia ou hiperglicemia e por isso é importante também seguir uma dieta para diabetes e praticar exercícios regularmente.
Tratamento para diabetes tipo 2
O tratamento para diabetes tipo 2 pode ser feito com a toma de remédios, como a metformina, sulfonilureias, glinidas, tiazolidinedionas, inibidores da alfa-glicosidase, incretinomiméticos ou amilinomiméticos que ajudam a controlar a produção e a secreção de insulina pelo pâncreas.
Geralmente inicia-se o tratamento utilizando somente 1 destes medicamentos, e depois o médico avalia a necessidade da combinação de outros, mas é comum que na 3ª idade, o indivíduo tenha que tomar mais de 2 medicamentos para controlar a diabetes tipo 2.Seguir uma dieta adequada e praticar exercícios também é importante para o controle da diabetes tipo 2.
Tratamento para diabetes gestacional
O tratamento da diabetes gestacional é importante para a grávida e para o bebê e pode ser feito com uma dieta com baixo teor de açúcar, gordura e carboidratos, prática regular de exercícios físicos e a toma de insulina, sob orientação médica.
O exercício e a alimentação adequada são importantes pois eles diminuem o risco da permanência da