Atividade
1. Para Geertz, a elaboração da etnografia não é um dado da natureza e nem é definida por técnicas e também não é somente estabelecer relações, informantes, manter diários e elaborar genealogias e mapeamentos do campo a ser estudado. Em sua acepção, o mais importante é o que define a etnografia como a realização do que denomina de “descrição densa".
Segundo a visão da antropologia de Geertz, julgue as opções abaixo:
I. A interpretação da cultura deve ser microscópica.
II. A interpretação da cultura pode conter poligrafia.
III. A interpretaçao da cultura concebe os significados culturais como objetivos e neutros.
Marque a alternativa CORRETA: a. II b. II e III c. I e II d. III e. I
1. Margareth Mead estabeleceu três tipos de cultura, demonstrando que há tipos diferenciados de organização cultural: culturas pós-figurativas; culturas co-figurativas e culturas pré-figurativas e que podem coexistir na realidade contemporânea.
Assinale a alternativa CORRETA que faz referência ao termo "cultura pré-figurativa": a. Quanto às novas tecnologias, as crianças podem ensinar os adultos. b. Quanto às novas tecnologias, os avós ensinam as tradições às crianças. c. Quanto às novas tecnologias, as crianças tem como base as tradições da família. d. Quanto às novas tecnologias, os pais são os guias determinantes das crianças. e. Quanto às novas tecnologias, as crianças tem como base os costumes e as tradições da família.
1. A antropóloga Ruth Benedict é outra expoente significativa do culturalismo norte-americano, que também realizou em seus estudos a vertente de estudo configuracional da cultura (configuracionismo).
Analise as opções a seguir sobre a proposta antropológica de Ruth Benedict:
I. Concebe que há determinados aspectos da cultura que são assimilados pelos indivíduos e que expressam um tipo de personalidade idealizada pela cultura.
II. Concebe que há padrões culturais compreendidos como "grande arco" em