ATIVIDADE
ATIVIDADES DE FIXAÇÃO – Variação linguística
O modo de falar de uma pessoa interfere positiva ou negativamente na vida da pessoa, dependendo do seu vocabulário a pessoa pode ser aceita ou até descriminada devido a seu modo de falar. A gramática normativa não aceita erros. Deste modo a partir de todas as informações obtidas com estudo e conhecimento, temos como a perspectiva de que essa foi apenas uma amostra de tudo que ainda temos que aprender.
ATIVIDADE I
Falar é fácil, escrever é difícil. Você também pensa assim? Leia o texto de Jô Soares para perceber a diferença.
"Português é fácil de aprender porque é uma língua que se escreve exatamente como se fala"
Pois é. U purtuguêis é muito faciudi aprender, purqui é uma língua qui a gentiiscreviixatamentecumu si fala. Num é cumuinglêisqui dá até vontadidi ri quandu a gentidiscobricumu é qui si iscrevi algumas palavras. Impurtuguêis não. É só prestátenção. U alemão purexemplu. Qué coisa mais doida? Num bate nada cum nada. Até nu espanhol qui é parecidu, si iscrevimuintodiferenti. Qui bom qui a minha língua é u purtuguêis. Quem soubé fala sabiiscrevê.
Jô Soares. Revista "Veja" - 28.11.90
Reescreva em seu caderno o texto de Jô soares seguindo o padrão da língua culta.
ATIVIDADE II
Leia com atenção o texto:
[Em Portugal], você poderá ter alguns probleminhas se entrar numa loja de roupas desconhecendo certas sutilezas da língua. Por exemplo, não adianta pedir para ver os ternos — peça para ver os fatos. Paletó é casaco. Meias são peúgas. Suéter é camisola — mas não se assuste, porque calcinhas femininas são cuecas. (Não é uma delícia?)
Ruy Castro. Viaje Bem. Ano VIII, nº 3, 78.
O texto destaca a diferença entre o português do Brasil e o de Portugal quanto
a) ao vocabulário
b) à derivação
c) à pronúncia
d) ao gênero
e) à sintaxe.
Relacione as frases abaixo sendo
(01) para