Atividade
ATIVIDADE UNIDADE 4 – TEORIAS COGNITIVAS
DA APRENDIZAGEM
Curso: Licenciatura em Artes – EAD
Disciplina: Psicologia da Educação
Professora: Cristiane Regina Tozzo.
DIVERSIDADE EM QUESTÃO: APROXIMAÇÕES PEDAGÓGICAS.
1. Introdução
A proposta deste Trabalho tem como objetivo analisar, na perspectiva do professor, o papel do educador e do aluno, no processo de ensino e aprendizagem que esse profissional possui. As diferenças terminológicas, a base da teoria de Vygotsky está no interesse de explicar a formação das características tipicamente humanas de seu comportamento e como se desenvolvem em cada pessoa. Grande parte dessa visão sócio-histórica foi consequência do momento histórico vivenciado por Vygotsky, na qual foi influenciado pelo pensamento marxista que privilegia o homem como um ser social e histórico. Na perspectiva socioconstrutivista, é essencial a relação dessa criança com outras já experientes ou com os adultos que serão os mediadores do processo de ensino-aprendizagem, em vez de a criança aprender sozinha. O processo que baseia na presença de um mediador durante o ensino-aprendizagem é chamado zona de desenvolvimento proximal. Os conceitos defendidos por Vygotsky possibilitam-nos observar o quanto se torna importante à presença do mediador no processo de aprendizagem do aluno.
2. Desenvolvimento
O filme é baseado na história de Erin, interpretada por Hilary Swank, uma professora nova na profissão que se interessa para ministrar aulas de Língua Inglesa e Literatura para adolescentes que não são adeptos ao ensino convencional, muitos que frequentam a escola estão cumprindo penas judiciais, outros as gangues mantiam em seu poder, e também eram contrario do convívio pacífico.
A metodologia usada pela professora resumia em fazer com que cada aluno, recebesse o seu diário, e procurasse escrever todos os dias, sobre assuntos relacionados à sua vida, como