Atividade
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – CCE
DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Giselia Venancio Cauvelo da Silva
Matemática
Teresina, 04 de novembro de 2010. * USANDO O TEXTO 03: A DOCÊNCIA COM AÇÃO COMPLEXA: O PAPEL DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES a. CARACTERIZE O MOVIMENTO DA DIDÁTICA EM QUESTÃO.
Caracteriza-se por um momento de resistência produtiva que formulou a capacidade reflexiva na busca de alternativas e possibilidades para repensar a didática e seu desenvolvimento nos espaços de formação de profissionais docentes (professores), com a necessidade de novas formas de trabalho pedagógico tendo como linha fundamental as novas relações sociais estabelecidas no interior das práticas.
Caracteriza-se também pelo surgimento de novas metodologias de trabalho que procuravam incorporar a dimensão coletiva, social e cultural no olhar sobre a educação de professores, onde não se admitia mais uma visão fechado dos professores isolados em seu tempo e lugar, dando espaço ao profissional dinâmico e contextualizado. b. CARACTERIZE OS MOVIMENTOS DA DIDÁTICA.
Caracterizam-se por dois movimentos: * No 1º a didática é tida como recessiva identificada com a racionalidade tecnicista, o estigma tecnicista contribuiu para a substituição desta disciplina em alguns cursos de formação, pelo termo de “teoria de ensino”, “metodologias”, etc, atingindo a subjetividade dos docentes e causando algumas migrações teóricas que lhes conferissem maior status, em especial no âmbito acadêmico. Caracterizada pela retomada da prática como um fundante da compreensão e referência para novos caminhos na formação de docentes, colocou-se como um risco da teoria barateando os cursos de formação de professores. Caracteriza-se também por alguns movimentos internos que se instalaram no campo da formação de professores que repercutem no campo da didática, numa relação dual fazendo com que determinante e determinado nem sempre