ATIVIDADE A Arte Da Persuas O
CURSO - DIREITO
ATIVIDADE DO REGIME ESPECIAL PARA A DISCIPLINA LÓGICA E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA – PROFESSORA ÂNGELA PAULA NUNES
RESUMO: A Arte da Persuasão*
Segundo o texto da Hélia Coelho Mello Cunha a capacidade de convencer e persuadir os seus semelhantes pela palavra é marca distinta do ser humano. Segundo Fiorin “A argumentação consiste num conjunto de procedimentos lingüísticos e lógicos utilizados pelo enunciador para convencer o enunciatário”. A Arte da Persuasão é uma abordagem para influenciar e moldar a comunicação, para que a mensagem seja claramente transmitida, garantindo que as idéias sejam implementadas efetivamente e que o leitor alcance os seus melhores resultados.
Na arte da argumentação faz-se necessário o conhecimento de recursos retóricos que podem ser usados na comunicação de idéias e emoções através da palavra. Estes argumentos podem ser um instrumento muito importante para o advogado, que tenta através da força das palavras, vencer as batalhas verbais que enfrenta no dia-a-dia do seu ofício. Estes recursos compões o discurso e tem vários segmentos ou recursos como: A polifonia, o título, a segmentação, a seleção lexical, a comparação, os operadores argumentativos, os tempos verbais, os indicadores verbais, o diálogo com o leitor e os implícitos.
A Polifonia é um recurso que oferece ao enunciador a possibilidade de argumentar sem assumir diretamente a responsabilidade de seu discurso. A negação é um recurso importante utilizado na polifonia. Por ser pautada na emoção a polifonia tem grande força de persuasão.
A figura retórica é um recurso estilístico e seus objetivos seriam impor ou sugerir uma escolha, criar ou confirmar uma comunhão com o auditório, daí elas tomam forma de figuras de palavra, de sentido, de construção, do pensamento, de enunciação e de argumento.
O Título é um segmento isolado do discurso que pode cumprir uma ou mais funções, ele presta um esclarecimento temático sobre a