Atividade - unigran
PROFESSOR MARCO AURELIO
TRABALHO DE DIREITO EMPRESARIAL
Primeiro vamos conceituar o que é o Direito comercial,é a designação tradicional do ramo jurídico que tem por objetivo os meios socialmente estruturados de superação dos conflitos de interesse entre os exercentes de atividades econômicas de produção ou circulação de bens ou serviços de que necessitamos todos para viver. Nota-se que não apenas as atividades chamado "de recador especificamente comerciais mas também as industriais , bancarias, securitárias , de prestação de serviços e outras estão sujeitas ao parâmetros ( doutrinários , jurisprudenciais e legais) de superção de conflitos.o Direito comercial ( mercantil, empresarial ou de negocios ) é uma área especializada do conhecimento jurídico.
Então o comerciante era antigamente aquele que comprava e vendia mercadorias sem mudar o objeto. Era aquele que praticava profissionalmente atos de comercio.
Direito empresarial : No Direito Empresarial ainda existe muita chamadificuldade para, na prática, se estabelecer as diferenças entre comerciante e empresário, veja que o professor Waldírio Bulgarelli diz; “ Concorda de maneira geral a doutrina italiana em que não houve mera substituição do comerciante pelo empresário e sim a adoção de um sistema dando preeminência a este e assim igualando os agentes das atividades econômicas da produção de bens ou serviços, sob a rubrica de empresário, mas, note-se, concebido este não como especulador, porém como responsável pela produção; desta forma, o comerciante antigo foi absorvido pela categoria de empresário, como titular da atividade intermediaria “. Isto demonstra que na pratica não existe diferença entre empresário comercial ao antigo comerciante, pois de certa forma, ambos exercem uma atividade econômica organizada de intermediação, e agente de produção e não um especulado.
Direito de Empresa é o conjunto de normas jurídicas que regulam a atividade