Atividade Unidade I
Atividades
1) Em sua opinião, qual o retorno para as organizações em havendo investimentos em Higiene Ocupacional?
A American Industrial Hygiene Associanton – AIHA define a Higiene Ocupacional como “ciência que trata da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos originados nos locais de trabalho e que podem prejudicar a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, tendo em vista também o possível impacto nas comunidades vizinhas e no meio ambiente”.
Já a American Conference of Governmental Industrial Hygienists – ACGIH traz a definição da Higiene Ocupacional como “ciência e arte do reconhecimento, avaliação e controle de fatores ou tensões ambientais originados do, ou no, local de trabalho e que podem causar doenças, prejuízos para a saúde e bem-estar, desconforto e ineficiência significativos entre os trabalhadores ou entre os cidadãos da comunidade”.
No Manual prático de Higiene Ocupacional e PPRA (2014), Tuffi Messias Saliba define o higienista ocupacional “como profissional com formação universitária nas áreas de Engenharia, Física, Química, Biologia e outras afins e que possui capacitação na antecipação, na identificação, na avaliação e no controle de riscos provenientes do ambiente de trabalho, os quais possam causar prejuízo à saúde e desconforto significativo aos trabalhadores ou habitantes das comunidades vizinhas”.
A atuação do Higienista Ocupacional se resume em:
Identificar o potencial de riscos físicos, químicos e biológicos, ergonômicos e psicológicos existentes no ambiente de trabalho.
Verificar as medidas de controle de risco existentes e a existência de programas de melhoria contínua.
Planejas a estratégia de pesquisa apropriada.
A meu ver o retorno para as organizações ao investir em profissionais da Higiene Ocupacional é enorme, uma vez que a abordagem ao ambiente de trabalho realizado por esse profissional, de acordo com os conceitos acima descritos, irá