Atividade Texto 1
A assistência social, filantropia e benemerência para a sociedade, apresentam a mesma identificação. São entendidas como expressões de altruísmo, solidariedade e ajuda ao outro, envolvem tanto atitudes ocasionais até formas institucionais praticadas por organizações sem fins lucrativos ou no campo político.
As práticas movimentam-se entre o mundo formal e informal e criam categorias próprias como:
Não-lucrativo = em uma sociedade de mercado;
Voluntariado = na promoção da cidadania;
Utilidade Pública = para organizações que trabalham com os que são perversamente vistos como inúteis produtivos.
Conceitos:
Filantropia: relaciona-se ao amor do homem pelo ser humano, ao amor pela humanidade. Em um sentido mais restrito, constitui-se no sentimento, na preocupação do favorecido com quem nada tem, um gesto voluntarista, sem intenção de lucro. Em um sentido amplo, supõe o sentimento mais humanitário.
Benemerência: constitui-se na ação do dom, da bondade, que se concretiza pela ajuda ao outro. Sposati a coloca em dois tipos: Ad hoc(ajuda nas formas de esmola, auxílio material ou moral) e In hoc(institucionalizada, que pouco se diferenciou ao longo do tempo).
Assistência Social: delimita a ação a um campo(o social), institucionaliza uma prática, imprime uma racionalidade, constrói um conhecimento. Fazendo isso, compreende um conjunto de ações e atividades desenvolvidas nas áreas pública e privada, com o objetivo de suprir, sanar ou prevenir, por meio de métodos e técnicas próprias, deficiências e necessidades de indivíduos ou grupos quanto à sobrevivência, convivência e autonomia social.
A assistência apresenta dois tipos:
Particular = caracterizada por iniciativas institucionalizadas em organizações sem fins lucrativos, direcionadas a dificuldades específicas.
Pública = poderá ter ou não o estatuto de política social, ou seja, as ações e programas