Atividade sobre Inflação
1. Defina inflação, inflação de demanda e inflação de custos, e os fatores que as provocam.
Inflação é um aumento generalizado de preços numa dada economia. Pode ocorrer diante de diversas circunstâncias: desvalorização cambial, políticas fiscais e monetárias expansionistas, ampliação do crédito, etc.
Inflação de custos é aquela que deriva de um aumento nos insumos utilizados na produção de um bem e que leva ao aumento deste. Cimento, Petróleo são outros bons exemplos de insumos que tendem a provocar inflação de custos.
Inflação de demanda acontece quando se tem um aumento na procura de um determinado bem, sem o mesmo correspondente do lado da oferta, logo a economia se reequilibra através do aumento no preço desse bem. O comportamento de frutas e verduras na entre safra são outros bons exemplos de inflação de demanda.
2. Explique resumidamente as distorções provocadas por altas taxas de inflação.
Uma das distorções mais sérias provocadas pela inflação diz respeito à redução relativa do poder aquisitivo das classes que dependem de rendimentos fixos, com prazos legais de reajustes. Nesse caso estão os assalariados, que, com o passar do tempo, vão ficando com seus orçamentos cada vez mais reduzidos, até a chegada de um novo reajuste.
A distorção provocada por altas taxas de inflação afeta também o balanço de pagamentos. Elevadas taxas de inflação, em níveis superiores ao aumento de preços internacionais, encarecem o produto nacional relativamente ao produzido externamente. Assim, devem provocar um estímulo às importações e um desestímulo às exportações, diminuindo o saldo da balança comercial.
3. Aponte as causas da inflação brasileira, de acordo com a corrente neoliberal.
Dentro da corrente neoliberal, as principais causas da inflação brasileira foram:
- Os elevados gastos públicos com programas de substituição de importações na área de energia, aço, bens de capital e minerais não ferrosos, ocorridos na gestão Geisel;
- A elevação da dívida externa