Psicologia Da Educa O
Esse texto faz uma relação com a passagem da infância para a adolescência, tendo como base dois filmes; “Bicho de sete cabeças” e “A sociedade dos poetas mortos”. Ambos os filmes abordam a adolescência e mostram, de maneiras distintas, comportamentos frequentes causados pelo adolescer. Com o olhar voltado não apenas para o adolescente, mas para todo contexto que o cerca, esse texto também abordará as relações familiares do adolescente, carreira profissional e relacionamentos diversos.
Segundo Wagner Ranña a definição de adolescência se da pela idade, tendo como referencial a OMS – Organização Mundial da Saúde, que define a adolescência como um período da vida que vai dos 10 anos de idade ate o final dos 19 anos. Ao desenvolver do texto, Wagner fala sobre esse “padrão” de idade e diz que isso vem mudando com o decorrer dos anos, ele completa dizendo que na contemporaneidade vários fatores colaboram para que a adolescência seja precoce, acarretando também em uma adolescência mais longa, os motivos são vários, mas ele da destaque a mídia, a alimentação e outras necessidades que estão surgindo. Segundo autor, nessa fase ocorrem pelo menos três fenômenos importantes no desenvolvimento humano; puberdade, a passagem da infância para a vida adulta e a estruturação de uma identidade. Sabendo disso, será feita uma relação com o que foi visto nos filmes proposto em sala.
Ambos os filmes assistidos tem como foco principal o adolescente. É fato que os dois falam sobre desejos e frustrações, mas primeiramente um ponto que mais me chamou a atenção foi o da profissão. A profissão é sem duvida um dos principais conflitos que o adolescente sofre, principalmente na sociedade atual onde o trabalho tem expandindo de forma considerável e as exigências são cada vez maiores.
No filme “A sociedade dos poetas mortos” esse conflito fica claro, porem em um papel diferente, o garoto Neil aparenta ter convicção de sua profissão e deseja estudar arte dramática, mas