Atividade redacional
Tema: A Perspectiva da Sociologia como Ciência
Para a Sociologia o senso-comum desenvolve-se no indivíduo apartir de crenças cotidianas que são transmitidas de geração em geração e também pelo conhecimento sensível superficial, leigo, desprovido de métodos.
Principais sociólogos:
Auguste Comte foi filósofo e sociólogo francês do séc. XIX. Foi o criador do Positivismo e da Sociologia como disciplina. O Positivismo defende a idéia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro.
Max Weber foi sociólogo, jurista, historiador e economista alemão. Foi um dos fundadores do estudo Sociológico Moderno. Seus estudos dentro da sociologia eram voltados para religião, política, administração pública e economia.
Karl Max foi economista, cientista social e revolucionário socialista alemão. Idealizador de uma sociedade com distribuição de renda justa e equilibrada. Defendia a idéia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva desse sistema que, segundo Karl, era o maior responsável pelas crises que estavam cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenças sociais.
Atualmente temos vários sociólogos em atividade como Luis Werneck Viana, Benício Schmidt, Renato Ortiz entre outros.
Na sociologia a cultura é um todo complexo que inclui conhecimento de crença, arte, moral, direitos, costumes e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem. A cultura é transmissível, inclui idéias , valores, manifestações artísticas, instituiçóes sociais, conhecimentos científico e técnico, instrumentos de trabalho, vestuário, alimentação e construções. Somente as sociedades humanas são capazes de criar cultura e sendo assim se divide em cultura material (aspectos físicos e tecnológicos) e não material (governos, crenças,filosofias, etc).
Eu acredito nos valores que foram passados pra mim através dos meus pais hoje, e que hoje transfiro para minha