Assessoria de imprensa
Assessoria de imprensa área nobre do sistema de comunicação,chamadas ainda de assessoria de comunicação,cresceu em todo país.
• Fatores de crescimento:
• Expansão de negócios,quanto mais cresce os negócios maiores são as organizações e maior é a necessidade de comunicação.
• Expansão das assessorias de comunicação, a partir de 1970 a comunicação no Brasil começou a abrir com isso houve a mudança do discurso autoritário para o democrático.
• Globalização, os países não tem mas fronteiras no ponto de vista geoeconômico e esse fato determina a necessidade de uma teia de comunicação global.
Esses fatores reforçam a consolidação e a profissionalização das estruturas de comunicação.
O mercado começou a conviver com a figura do consultor de comunicação,hoje tornou-se um conselheiro,um estrategista. O consultor de comunicação é o perfil mais elevado da área,passou a desenvolver atividade de articulação político-institucional para as organizações.
Porte Empresarial
Do ponto de vista interno,a comunicação é necessária para ajustar o discurso. Do ponto de vista externo,a necessidade reside em tornar a empresa mais conhecida no mercado,para atender os consumidores. Pequenas empresas carecem de assessoria de imprensa,pois precisam mostrar seus produtos e possibilidades. Cada tipo de empresa demanda uma comunicação diferente, no momento em que uma empresa passa a existir,surge a necessidade de comunicação.
Os nichos de assessoria
As companhias de grande porte,da área automobilística ou da área das telecomunicações,são que mas demandam atividades de assessoria de imprensa. Pequenas empresas precisam de comunicação não necessariamente de assessoria de imprensa. Quando as companhias são idênticas é necessário planejar um forte programa de comunicação, cada empresa precisa ter sua identidade.
A assessora de imprensa na administração pública
Os funcionários públicos do Brasil consideram seu trabalho uma obrigação, trabalham mais