Atividade prática supervisionada - corrida maluca
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia
Graduação em Engenharia Elétrica
TRABALHO DE APS
“Corrida Maluca”
São José dos Campos – SP
2012
TRABALHO DE APS
Corrida Maluca
Trabalho de Aps -Corrida Maluca-apresentado ao Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Paulista – UNIP, campus de São José dos Campos, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Engenharia Elétrica.
São José dos Campos – SP
2012
RESUMO
O presente estudo refere-seà montagem de um robô, utilizando conceitos de eletrônica, desenvolvido para a modalidadede competição da corrida maluca. A intenção é relatar o processo de construção do mesmo, apresentando os conceitos relacionados às técnicas e dispositivos eletrônicos aplicados no projeto.
sumário
Conteúdo INTRODUÇÃO 2 OBJETIVO 3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4 DESENVOLVIMENTO 8 REGRAS E COMPETIÇÃO 9 CONCLUSÃO 16 REFERÊNCIAS 16
INTRODUÇÃO A corrida maluca(The Wacky Races, criada em 1968) foi um desenho animado produzido pela Hanna-Barbera. Os competidores(Penélope Charmosa, a Família Buscapé, o Dick Vigarista e o Mutley ect) buscavam o título mundial de "Corredor Mais Louco do Mundo".
OBJETIVO
O desafio Corrida Maluca tem como finalidade testar as habilidades dos alunos, além de ser um importante estímulo à pesquisa, à criatividade e à experiência no trabalho em grupo, enriquecendo o aprendizado pessoal de cada acadêmico. Neste desafio, robôs se enfrentam em um trajeto com o intuito de estourar a bexiga, a qual será fixa em uma das laterais dos adversários e lançar uma bolinha (tênis-de-mesa) em um alvo fixo. Os robôs devem apresentar mecanismos para perfurar as bexigas de seus adversários e lançar as bolinhas de tênis de mesa no alvo.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A construção de um carro-robô para a corrida maluca exige a aplicação de teorias relacionadas a mecânica, eletrônica e