Atividade Pratica Avaliativa
Aluna: Driellen da Costa Portela Matricula: UC15400321
Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
DISCIPLINA: Psicologia nas Organizações TURMA: 0642
PROFESSOR: Samuel Brauer
Liderança nas Organizações
As organizações estão constantemente mudando e precisam de transformações em seus processos produtivos, pois necessitam de adaptações rápidas e eficazes de seus líderes. Esse trabalho foi realizado com a intenção de visualizar como acontece o processo de liderança, e as relações de poder entre as pessoas, na prática. Geralmente quando falamos em liderança de imediato pensamos naquela pessoa que manda que tem o domínio nos outros, lembramo-nos do chefe, do trabalho, dos serviços. A liderança é um assunto que vem sendo discutido deis dos anos 60, quando começaram a surgir às primeiras teorias sobre liderança, que buscavam identificar a sua origens, explicar as variáveis e como age um líder , as teorias de liderança são divididas em quatro principais categorias :
1- Teorias dos traços- e focada na personalidade, qualidade e nas características pessoais que diferem líderes de não líderes.
2- Teorias comportamentais- propõem que diferenciados comportamentos diferencie líderes de não líderes e não as características pessoais como na teoria dos traços. As principais teorias comportamentais são: estrutura de iniciação, que é o trabalho de confiança e respeito às ideias de seus subordinados, a consideração, que se refere ao grau que um líder e capaz de estruturar o próprio papel de seus funcionários na busca do alcance dos objetivos, o líder orientado, aquele que enfatiza a preocupação pela a necessidade de seus funcionários, aceitando as diferenças do grupo, e o líder orientado para produção, que é aquele que tem como o objetivo a execução de metas.
3- Teorias contingenciais- São complexas e que podem prever o sucesso ou fracasso da liderança. O modele de Fiedler, diz que um grupo eficaz depende da interação e