Atividade pessoal fgv
Módulo: Módulo 4
Atividade: 2
Título: Os efeitos das politicas monetárias e fiscais, contracionista e expansionista, na economia Europeia.
Aluno: Fernanda Cristina dos Santos Feliciano
Disciplina: Introdução à Economia
Turma: 91
Introdução
Existem dois principais tipos de política monetária a serem adotados pelo governo; a política rigorosa e a política flexível.
A política monetária expansiva consiste em aumentar a oferta de moeda, reduzindo assim a taxa de juros básica e estimulando investimentos majoritariamente no setor privado. Essa política é adotada em épocas de recessão visando aumentar a demanda agregada e gerar novos empregos.
Ao contrário, a política monetária contracionista consiste em reduzir a oferta de moeda, aumentando assim a taxa de juros e reduzindo os investimentos no setor privado. Essa modalidade da política monetária é aplicada quando a economia está sofrendo alta inflação, visando reduzir a demanda agregada e, consequentemente, o nível de preços.
Características principais dos instrumentos de política monetária e fiscal
Política Monetária É o conjunto de medidas adotadas pelo governo para adequar a quantidade de moeda em circulação às necessidades da Economia. São instrumentos de Política Monetária:
- Depósito Compulsório: mecanismo por meio do qual o BACEN reduz o total de meios de pagamento existente na economia, uma vez que os bancos são obrigados a manter no Banco Central parte de seus depósitos.
- Empréstimos de Liquidez ou Redesconto: é a concessão de assistência financeira a instituições do Sistema Financeiro Nacional, destinada a atender a eventuais problemas de caixa, desde que de caráter breve e momentâneo. O objetivo do empréstimo de liquidez é evitar que eventuais desequilíbrios de alguma instituição possam repercutir no sistema causando insegurança.
- Operações de Mercado Aberto ou “Open Market”: mercado no qual o Banco Central regula o fluxo de moeda, comprando e