Atividade Monitorada Ci ncia Pol tica
Estudo de caso: Pinheirinho (São José dos Campos)
Profa: Suze Piva
Grupo:
Daniela Azevedo Luiza Cintra Marco Oliveri Sabrina Sze
Sofia Barbará
AE2
Parte I – Resposta às questões
1) Relate de forma objetiva o que ocorreu
.
O terreno Pinheirinho, localizado em São José dos Campos, pertence ao especulador Naji
Nahas e sua empresa Selecta S/A. O proprietário não pagava IPTU, não cuidava da área e a mesma não estava cercada e muito menos utilizada. Até que, em 2004, cerca de 1.600 famílias ocuparam o local e assim a pedido da empresa, que deve cerca de 10 milhões em impostos à prefeitura de São José dos Campos, foi aberto um processo contra a comunidade e, em janeiro de
2012, estes foram tragicamente desalojados por conta da ação militar no despejo da ocupação
.
Cerca de dois mil policiais fortemente armados encontraram grande resistência por parte dos moradores, o que resultou em uma ação violenta e repressiva por parte da polícia.
A prefeitura de
São José dos Campos propôs aos moradores desalojados um abrigo provisório, o qual contava com assistentes sociais que auxiliaram na busca por familiares desaparecidos durante a confusão, ao lado do Pinheirinho. O terreno foi fechado após a desocupação e demolido. 2) Dê informações objetivas sobre o fato.
O terreno localizase em São José dos Campos (São Paulo) e mede 1,3 milhões de metros quadrados. Este se encontrava vazio há 30 anos antes de ser ocupado e a partir de 2004 foi ocupado por cerca de 1.600 famílias desabrigadas.
O bairro era preenchido por favelas e contava com associações de moradores, igrejas, estabelecimentos comerciais e espaços de lazer. O proprietário era do grupo Selecta S/A do investidor Naji Nahas. No momento da ocupação, o prefeito era Eduardo Cury filiado ao