Atividade Individual Mo dulo 4
Módulo: 4
Atividade: 2
Título: Explique o modo de funcionamento dos métodos VPL e TIR, indicando as vantagens e desvantagens de cada um deles.
Aluno: Luisa Malagoni Cavalcante Oliveira
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: 326
Introdução
O presente módulo nos permite fazer uma Análise de Projetos baseadas em critérios muito importantes e claramente ligados aos custos e retornos dos projetos. Assim, poderemos saber se o projeto é bom ou não. O primeiro critério é o valor presente líquido, de fácil aplicação, e a taxa interna de retorno, que não deve ser usada por leigos.
Também estudamos a Taxa Mínima de Atratividade, em que se calcula a taxa mínima que um investimento deve gerar para que os investidores se sintam atraídos para investir.
Com as análises de projetos por esses critérios teremos base para decidir se é melhor investir no Projeto A ou B, se devemos investir no momento presente ou esperar um pouco, entre outros.
Com isso, vai ser possível aplicar o conhecimento até agora gerado em questões do cotidiano das empresas, que envolvem, principalmente, o processo decisório sobre investimentos.
Justificativa
O Valor Presente Líquido é a medida exata do lucro líquido ou o prejuízo de um projeto nos valores de hoje. Assim, dá ao investidor o lucro ou prejuízo de se investir em um projeto com um dado custo e de valor outro. Ou seja, pode se saber a diferença entre o valor e o custo de um projeto.
Já a Taxa Interna de Retorno é a medida exata da taxa do retorno intrínseco de um projeto. Pela análise dela, temos a taxa máxima de custo que um projeto pode ter. Em outras palavras, é a taxa de retorno que um projeto pode dar aos seus investidores. Entretanto, essa Taxa pode não ser um bom critério de análise para quem não tem domínio sobre esse tema, podendo gerar análises distorcidas.
Desenvolvimento
1. Há um projeto para investimento na criação de um restaurante com um custo estimado em R$ 1.500.000,00. Calcula-se que a duração