Atividade gestão em saude
1 - Qual a diferença entre o SUS e o modelo anterior de sistema de saúde? Elabore uma síntese com base na sua leitura desta unidade e a envie ao seu tutor.
Primeiramente é necessário relembrar que até o final da década de 80 prevalecia a definição de sistema previdenciário onde era considerado “cidadão” o indivíduo que pertencia às categorias ocupacionais reconhecidas pelo Estado e que contribuíam para a Previdência Social. Nesse contexto o modelo de saúde baseava-se em um sistema voltado para uma visão hospitalocêntrica, em que a saúde era vinculada ao aspecto da ausência de doença. Um modelo no qual os direitos à saúde tinham um caráter de interesse na capacidade de produção dos indivíduos e não aliados às conquistas sociais (CARVALHO; BARBOSA, 2010). Esses mesmos autores realçam ainda as características marcantes de uma elevada concentração de rede própria nas grandes cidades do país e o caráter exclusivamente curativo do modelo de atenção médica. Aliam-se a essas características, as dificuldades de redução dos custos da atenção médica no modelo privativista e curativo vigente na década de 70.
Com a Constituição Federal de 1988, o Sistema Único de Saúde - SUS - foi instituído e o Estado passou a ter o dever de garantir o direito à saúde a todos os cidadãos, proporcionando maior acesso da população aos serviços públicos de saúde, a democratização das informações e transparência no uso de recursos e ações do governo, assim como a universalização das ações, a melhoria da qualidade dos serviços com a adoção de um novo modelo assistencial baseado na integralidade e equidade das ações. Dessa forma, o SUS, apresentou uma proposta voltada para o enfoque de promoção, proteção e recuperação da saúde (BRASIL, 1988).
A ampliação do conceito de saúde se confirma ainda mais na atualidade, a partir da introdução dos fatores determinantes e condicionantes no art. 3º da Lei 8.080, que cita, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento