Atividade Física
Essas ações melhoram a sensibilidade das células do corpo à ação da insulina e, em conseqüência, os níveis de glicose ficam mais saudáveis. Além disso, melhora a resistência cardiovascular e a freqüência dos batimentos cardíacos fica mais lenta, diminuindo a pressão arterial e aumentando o fôlego ou capacidade pulmonar.
Pessoas ativas têm um perfil de gordura mais saudável porque aumenta o colesterol bom (HDL), o colesterol total diminui e os níveis de triglicérides ficam mais baixos.
A saúde dos ossos e das articulações é sensivelmente melhor nas pessoas que não são sedentárias. Pessoas que ingerem a quantidade correta de cálcio ao longo do dia e que praticam alguma atividade física estão fazendo o que existe de mais eficiente para prevenir o aparecimento da osteoporose.
Do ponto de vista psico-social, pessoas que praticam atividade física apresentam melhor auto-imagem e melhor auto-estima, que se traduz na melhora do humor e de um grande aumento do bem-estar. Quem sai para uma simples caminhada, por exemplo, acaba por encontrar um amigo, colega ou vizinho, reduzindo assim o isolamento social. As pessoas de mais idade que praticam atividade física têm mais autonomia, diminuindo o risco de depender dos outros para realizar as tarefas básicas do dia-a-dia.