Atividade física
Trabalho Realizado por:
Beatriz Dunas nº7
Cristiana Lopes nº11
Índice
Conteúdo
Introdução
Nós neste trabalho iremos desenvolver o tema “ Os jogos Olímpicos”, no âmbito da disciplina de Educação Física, proposto pela professora Ana Topete.
Vamos referir alguns pontos tais como:
Origem;
Evolução;
Organização;
Cronologia.
Símbolos.
Origem
Os Jogos Olímpicos da Antiguidade começaram na Grécia Antiga em 776 a.C., que se realizava de quatro em quatro anos no santuário de Olímpia, em honra de Zeus.
Dizem que Zeus derrotou Cronos em Olímpia, ou dizem que ele celebrou os jogos para comemorar sua vitória. O campeão de vitórias entre os deuses foi Apolo, que venceu Hermes na corrida e Ares ,por este motivo, a flauta é tocada quando os competidores do pentatlo estão na prova de salto.
Os próximos jogos em Olímpia e os últimos desta era, foram celebrados por Pélope, ate ao seu descendente fitos de Ilía.
Os Jogos Olímpicos decorriam no santuário de Zeus em Olímpia que era feito de mármore cristalizado situado na região ocidental do Peloponeso, não poderiam participar nos jogos os estrangeiros, os escravos e as mulheres.
Os atletas eram de uma forma geral oriundos das classes mais favorecidas. Não vinham apenas da Grécia continental, mas de todos os pontos do mundo grego, incluía as colónias espalhadas pelas costas do Mediterrâneo e do Mar Negro. Os vencedores poderiam receber alimentação gratuita para a sua cidade, terem estátuas erguidas em sua honra e serem cantados pelos poetas.
Organização
A organização dos jogos foi da responsabilidade da pólis de Élide. Em 558 a.C., ano em que Élide retomou o controle sobre Olímpia graças à intervenção de Esparta.
No ano em que se celebrariam os jogos, Élide anunciavam a data concreta em que se desenrolariam os jogos e convidava os atletas e os espetadores a participar. Proibia a guerra