Atividade Física
Os primeiros registros oficiais da existência dos Jogos Olímpicos datam de 776 a.C. Os Jogos eram realizados em um vilarejo chamado Olímpia, na Grécia.
Uma das finalidades dos Jogos Olímpicos era homenagear Zeus, maior divindade do Olímpio, segundo a mitologia grega. Os Jogos eram realizados de quatro em quatro anos e tinham o poder de interromper guerras, batalhas e combates. As disputas reuniam atletas e espectadores de todas as cidades da Grécia.
As modalidades disputadas na Era Antiga
Nos Jogos Olímpicos de 776 a.C, a única prova disputada foi uma corrida de 192,27 m, vencida pelo cozinheiro Coroebus de Elis, considerado o primeiro “campeão olímpico”. Aos poucos, o número de provas disputadas foi aumentando:
Corrida - esporte mais nobre das Olimpíadas da Era Antiga. Até os 13ºs Jogos, em 728 a.C., foi a única competição disputada. Os atletas corriam nus uma distância de192,27 m.
Pentatlo - era a combinação de cinco esportes (salto em distância, corrida, arremesso de disco, lançamento de dardo e luta livre).
Salto em distância - os atletas competiam utilizando halteres em suas mãos e as provas eram disputadas ao som de flautas.
Arremesso de disco – esporte muito apreciado pelos gregos e que foi até mesmo citado em um poema de Homero.
Lançamento de dardo – era dividido em "ekebolon", em que era avaliada a distância alcançada pelo arremesso, e "stochastikon", onde se observava se o dardo havia atingido um determinado alvo.
Luta livre - esporte popular na época e também citado em um poema de Homero.
Boxe - um dos esportes mais antigos.
Pancrácio - mistura de boxe e luta livre, considerado um dos mais dignos esportes da Antiguidade. Entretanto, na primeira vez em que foi disputado, o vencedor acabou morrendo estrangulado por seu oponente durante a luta.
Corrida de cavalos - disputado em hipódromos com várias modalidades.
Corrida de bigas - variação da corrida de cavalos, em que os animais puxavam uma pequena